Sharjah

Sharjah é um dos sete emirados que compõem os Emirados Árabes Unidos. Por sua proximidade a Dubai, seus limites se confundem inevitavelmente.

Embora historicamente tenha sido a cidade mais importante da zona, com o auge de Dubai nos anos 1980, Sharjah foi perdendo peso e se tornou uma cidade dormitório para muitos dos trabalhadores de Dubai. O custo de vida e os aluguéis em Sharjah são muito mais baixos que os de Dubai.

Os 17 museus de Sharjah fazem com que ela seja considerada pela Unesco a Capital Cultural do Mundo Árabe.

O que ver em Sharjah

O mais importante do centro da cidade pode ser visto em uma manhã:

  • Heritage Area: Nesta zona, você encontrará diversos edifícios restaurados com materiais originais. Em sua praça central está o Mercado Al Arsah e em seus arredores estão o forte Al-Hisn e o Traditional Emirate Handicraft Center.
  • Mercado Al Arsah: Conhecido como Souq Al Arsah, este pequeno mercado é um dos mais encantadores do país. É considerado o primeiro mercado da cidade.
  • Forte Al-Hisn: Construído em 1820, este forte foi no início o lugar de residência dos dirigentes do emirado. Atualmente abriga um pequeno museu.
  • Central Souq: O mercado central é composto por duas naves centrais conectadas entre si por uma ponte elevada. Neste mercado você poderá comprar ouro, antiguidades e tapetes do Irã e de outros países.
  • Passeio marítimo: A chamada oficialmente Corniche tem seu encanto, embora não seja tão agradável fazer o passeio durante o dia devido ao calor.
  • Mesquita Al Noor: Embora em Sharjah haja muitas mesquitas, a Mesquita Al Noor é nossa preferida, especialmente à noite. Está situada na Conniche.

Se você ficar com vontade de mais, poderá visitar o Mercado Al Majarrah, o Museu Arqueológico e o Museu de Arte de Sharjah.

Sharjah Desert Park

Embora pudéssemos incluí-lo em “o que ver”, a verdade é que o “Parque do Deserto” está a 28 quilômetros de Sharjah e é uma visita bastante interessante. Mais de 300.000 pessoas visitam esse lugar a cada ano.

O Desert Park é composto por vários museus: Sharjah Natural History Museum (Museu de história natural), Sharjah Botanical Museum (pequeno jardim botânico) e Arabian Wildlife Centre (zoológico com animais da região).

A parte mais importante do Desert Park é o Arabian Wildlife Centre, onde você poderá ver répteis, roedores, aves, mamíferos e todo tipo de animais que há nos Emirados Árabes.

Ir de Dubai a Sharjah

Para ir de Dubai a Sharjah há várias opções:

  • Contratar uma excursão: É a melhor forma de ver todos os pontos turísticos da cidade sem se preocupar. 
  • Reservar um táxi para meio dia: O preço de um táxi durante 6 horas é de uns 400 dirhams. É uma opção relativamente econômica para grupos de mais de duas pessoas.
  • Ir de ônibus público: Os ônibus saem de várias estações de Dubai a cada poucos minutos e têm um preço de 7 dirhams por trajeto. É a opção mais barata e os ônibus te deixam no centro da cidade.
  • Alugar um carro: Alugar um carro é uma opção muito econômica e permite visitar outros lugares, como Abu Dhabi.