Fujairah

Fujairah (Fuyaira) é a capital do emirado homônimo, um dos sete que integram o país. A cidade tem uma população de 100.000 habitantes e é a única capital emiradense situada no golfo de Omã.

O que ver em Fujairah

Alguns dos lugares imprescindíveis em Fujairah são os seguintes:

  • Mesquita Al Bidya: Esta pequena mesquita está situada 35 quilômetros ao norte da capital e é a mesquita mais antiga dos Emirados Árabes Unidos. Nos seus arredores foram feitas escavações que revelam que a zona foi habitada há mais de 4.000 anos. Foram encontrados diversos objetos com mais de 1.000 anos de antiguidade.
  • Forte de Fujairah: Construído em 1670, o Forte de Fujairah é o mais antigo do país. Foi durante séculos o edifício defensivo mais importante da costa e também a residência dos mandatários do emirado. Em seus arredores foi construída a “Heritage Village”, com casas restauradas que mostram como era a forma de vida tradicional.
  • Museu de Fujairah: Situado a poucos metros do forte, este museu conta com uma excelente coleção de objetos da Idade do Bronze. Gostamos especialmente da seção etnográfica, onde se podem ver cenas de como viviam no passado.
  • Mesquita Sheikh Zaued: É a segunda maior mesquita do país, atrás apenas da de Abu Dhabi. Tem espaço para 32.000 fiéis e conta com 6 minaretes de 100 metros de aluta. Infelizmente, os não muçulmanos só podem vê-la de fora.
  • Forte Al Bithna: Localizado a 13 quilômetros da cidade, este forte, sem ter uma dimensão tão grande quanto o de Fujairah, consegue ser mais chamativo, já que está no meio de um palmeiral.
  • Castelo Al-Hayl: Pequeno castelo com uma localização que o engrandece. Devido ao remoto lugar onde está e ao comportamento dos poucos habitantes do povoado, recomendamos sua visita apenas se for com um guia.

Como ir a Fujairah

Devido à distância entre os pontos turísticos e às conexões do país, para visitar Fujairah e não se perder, você só tem duas opções:

  • Excursão. 
  • Alugar um carro: Outra opção muito válida, especialmente para aqueles que gostam de dirigir, já que há belas estradas. Imprescindível levar o GPS. Você pode alugar um carro aqui.

Escolhendo qualquer uma das opções, antes de chegar a Fujairah você passará por Masafi, uma cidade oásis com um grande e curioso mercado. É um bom lugar para aqueles que queiram comprar um belo tapete (ou simplesmente alguma fruta).