Louvre Abu Dhabi

O museu, fruto da colaboração do Museu do Louvre de Paris e de outros 16 museus franceses, se localiza na ilha de Saadiyat, considerada o distrito cultural de Abu Dhabi. Além disso, serão construídos na ilha pelo menos outros dois grandes museus, incluindo a outra sede do Guggenheim.

O edifício

Espaçoso, iluminado de forma natural, com água no seu espaço interior, e com belíssimas vistas. O edifício onde se encontra o Louvre faz com que a sua visita seja imprescindível. A sua construção demorou mais de 10 anos para ser finalizada e o seu custo superou 500 milhões de euros

A parte mais supreendente de sua arquitetura é a cúpula, de 180 metros de diâmetros e desenhada com 7.850 estelas construídas em oito capas, as quais criam uma luz interior conhecida como "chuva de luz". Embora não pareça muito pesada, a cúpula pesa 7.500 toneladas, o equivalente à Torre Eiffel

O seu arquiteto, Jean Nouvel, já havia sido o responsável por obras como o Museu Reina Sofía, o Museu du Quai Branly ou a Torre Agbar, mas o Louvre Abu Dhabi é a sua obra-prima.

A coleção

A coleção do museu Louvre Abu Dhabi é organizada de forma cronológica e narra, de forma didática através de 12 capítulos, a história da humanidade, desde os primeiros objetos da Pré-História até a arte atual. 

A coleção permanente possui mais de 600 objetos próprios e emprestados de outros museus. Entre suas obras mais valiosas se encontram pinturas de artistas como Manet, Magritte e Leornardo da Vinci, além de esculturas antigas, entre as quais podemos destacar a de Ramsés II. 

Imprescindível

Poderíamos definir o museu Louvre Abu Dhabi como o "museu dos nossos sonhos". Um belíssimo edifício, em uma localização perfeita, com uma coleção de alto valor histórico, bem selecionada e organizada de uma forma prática e fácil de acompanhar.

Apesar de não possuir obras com referências a nível mundial, o Louvre é um museu perfeito para se entreter durante 2 ou 3 horas. Além disso, você pode fazer uma parada no belo terraço dos seus bares e restaurantes ou ver as exposições temporais. 

Horário

Segunda-feira: fechado.
Terça, quarta, sábado e domingo: das 10:00 às 20:00 horas.
Quinta e sexta: das 10:00 às 22:00 horas.

Preço

Ingresso geral: 63 AED.
Jovens entre 13 e 22 anos: 31.5 AED.
Menores de 13 anos: entrada gratuita.