Abu Dhabi

Abu Dhabi é a capital dos Emirados Árabes Unidos e, por mais que incomode Dubai, sua cidade mais importante do ponto de vista econômico.

Ao contrário de Dubai com suas escassas reservas energéticas, Abu Dhabi é um dos principais produtores de petróleo do mundo, com uma produção de mais de 1,5 milhão de barris por dia.

A imagem de Abu Dhabi está mudando rapidamente e seu aspecto começa a se parecer ao de cidades como Hong Kong. Poucas cidades no mundo podem ter o que desejam quando desejam.

O que ver em Abu Dhabi

Há vários lugares que vale a pena conhecer em Abu Dhabi:

  • Mesquita Sheikh Zayed: Conhecida como Grande Mesquita, a mesquita Sheikh Zayed é uma das maiores mesquitas do mundo e, sem dúvida, uma das mais (ou a mais) impressionante. Está aberta ao público das 9:00 às 22:00 horas todos os dias, menos às sextas, quando abre às 16:30. Habitualmente há tours guiados às 10:00, 11:00 e 17:00 (sábados também às 14:00 e às 18:30 e sextas às 17:00 e 18:00 horas). Para poder entrar é imprescindível usar calça e manga longa.
  • Hotel Emirates Palace: Embora teoricamente você tenha que reservar algum dos restaurantes para poder entrar, se você chegar antes das 12:00 ou depois das 16:00 você não deve ter problemas para fazer a visita. Ao percorrer o hotel, você se dará conta de porquê é o hotel mais caro do mundo (sua construção).
  • Heritage Village: Museu ao ar livre, onde você poderá ver a forma de vida dos habitantes dos emirados antes da descoberta do petróleo. Está perto do Marina Mall, um dos mais conhecidos da cidade. Se você entrar, não perca sua fonte.
  • Passeio marítimo: Conhecido como “Corniche”, o passeio marítimo de Abu Dhabi é um lugar bonito para passear. É um desses lugares que sentimos falta em Dubai.
  • Ferrari World: O único parque temático da Ferrari do mundo.

Como ir de Dubai a Abu Dhabi

Você tem várias opções:

  • Contratar uma excursão: É a melhor forma de ver todos os pontos turísticos da cidade sem se preocupar. 
  • Reservar um táxi para todo o dia: O preço de um táxi durante todo o dia é de aproximadamente 800 dirhams. Embora seja uma opção econômica para grupos de mais de duas pessoas, você não tem um guia.
  • Ir de ônibus público: Os ônibus saem da estação Gubiba Station em Bur Dubai a cada 40 minutos e têm um preço de 25 dirhams por trajeto. É a opção mais barata, embora ao chegar a Abu Dhabi, você terá que se deslocar de táxi, o que incrementa o preço total.
  • Alugar um carro: Se você não quiser ir de ônibus, alugar um carro é uma opção muito econômica.

Vale a pena

Embora até a construção da Grande Mesquita em 2007 se pudesse ter dúvidas, a verdade é que atualmente Abu Dhabi é uma excursão quase imprescindível. Com suas mais de 1.000 colunas e 80 cúpulas, essa mesquita rivaliza em tamanho com a Meca e fascina tanto como as mesquitas de Istambul.

Abu Dhabi é uma cidade que se pode considerar bonita e bem planejada.