Al Ain

Conhecida como “O Manancial” ou “A Cidade Jardim” devido aos oásis que a refrescam, Al Ain é a quarta maior cidade dos Emirados Árabes Unidos e a segunda do emirado de Abu Dhabi.

Al Ain está situada a uns 150 quilômetros a sudeste de Dubai, junto com a fronteira com Omã, e conserva a essência da herança cultural dos Emirados Árabes Unidos.

O que ver em Al Ain

Al Ain é uma cidade com um aspecto árabe mais autêntico comparada com outras grandes cidades cosmopolitas como Dubai ou Abu Dhabi. Essas são algumas das visitas imprescindíveis na cidade:

  • Mercado de camelos: O mercado de camelos de Al Ain é o mais importante do país e a cada dia (exceto às segundas) atrai diversos compradores e vendedores procedentes de diferentes partes dos emirados. O mercado é surpreendente e entretido, já que permite ver diversos camelos que são negociados ali e depois levados em pequenas caminhonetes. 
  • Palácio de Sheikh Zayed: Construído em 1937 como residência em Al Ain para o presidente Sheikh Zayed, o palácio é atualmente um atraente museu que abre todas as suas dependências para mostrar aos seus visitantes.
  • Museu Nacional de Al Ain: Com uma coleção de elementos arqueológicos e etnográficos que mostram a cultura e tradições locais ao longo de mais de 7.000 anos de história, o Museu Nacional de Al Ain é o museu mais antigo dos Emirados Árabes Unidos.
  • Oásis de Al Ain: Certos pontos privilegiados no deserto contam com aquíferos subterrâneos que proporcionam vida e verdor aos arredores. A cidade conta com vários oásis, entre os quais se destaca o central Oásis de Al Ain, um espaço verde com uma infinidade de palmeiras.
  • Forte de Al Jahili: Residência real de verão e importante símbolo de poder e controle, o Forte de Al Jahili é um dos maiores do país.
  • Montanha Jebel Hafeet: Localizada perto de Omã, a montanha Jebel Hafeet é uma das mais elevadas dos Emiradores Árabes Unidos. É possível chegar até o alto através de uma sinuosa estrada que atrai os motoristas mais experientes.

Como chegar até Al Ain

  • Contratar uma excursão: É a melhor maneira de conhecer todos os pontos turísticos da cidade sem se preocupar.
  • Carro de aluguel: Se você planeja alugar um carro em Dubai, você pode ir tranquilamente para Al Aind em menos de duas horas.
  • Ônibus: Os ônibus partem a cada hora da estação de ônibus de Bur Dubai (Ghubaiba Bus Station), a viagem dura 2 horas e custa 30 AED por trajeto. Você deve levar em conta que, nesse caso, terá que se locomover de táxi por Al Ain.